sábado, 9 de novembro de 2013

Como criar personagens?



O Personagem!




O mais difícil na hora de por a ideia no papel é criar o personagem e descolar ele do seu criador, dando vida própria a um ser imaginário e construir todo um enredo sobre o mesmo.





As vezes a ideia (esqueleto do livro, como costumo dizer) surge antes do personagem ou mesmo o título, mas a personificação do personagem e seu papel na trama é o mais difícil.


Um personagem pode nascer como imagem ou semelhança de seu autor, por exemplo: o autor é tímido, personagem tímido; autor é homem, personagem masculino. Contudo o brincar com o improvável, deixar a inibição e assumir muitas vezes um outro sexo, torna o enredo muito melhor e mais desafiante.









Meu primeiro livro foi : A História de Júlia.

O esqueleto deste livro foi escrito por mim em um caderno simples. Era puramente narrativo, simplório, sem diálogos ou outros personagens. Com o tempo e meu amadurecimento ( tinha 12 anos quando escrevi), vieram as primeiras intervenções:

1. Nomes dos personagens
2. Cenário da História
3. Diálogos dos personagens
4. Divisão em capítilos
5. Inclusão de um diário
6. Discurso com o período vivido ( final da década de 80 e começo de 90)
7. Finalização da narrativa


Foram exatos 25 anos até a publicação do livro. Júlia cresceu a tal ponto dentro da narrativa que é quase uma pessoa que conheço, sei os gostos e preferências. Ela descolou de mim para ter vida própria rsrsrs






Os outros textos e livros que escrevi nesses 25 anos foram menos complicados. Também, depois de apanhar tanto com a Júlia rsrsrs Agora eles aparecem em minha mente como convidados da própria Júlia.






Então? Você quer escrever? Comece dando vida ao seu personagem . Essa é minha dica.


Angela Lira

Um comentário:

  1. Olá Angela

    Parabéns pelo blog e pela dica. Muita gente gosta de escrever mas tem dificuldade para começar, acho que iniciar com um personagem já ajuda muito.
    Abraços

    http://reaprendendoaartedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Oi! Agora que você teve paciência de ler tudinho, peço que pare um instante e deixe sua opinião. Abraços!