quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Cenário


Cenário da História

A escolha do cenário deve estar ligado a uma pesquisa prévia, pois  não posso falar, simplesmente: e ele mora no Japão.
Tenho de proporcionar ao meu leitor sensações a tal ponto que ele chegue a duvidar ao saber que nunca estive no Japão rsrs

Ora quando começo a pesquisa me encho de dados e fotos do lugar, vou observando e pensando o que pode ser escrito sobre cada lugar, nome das ruas e bairros, história local, meios de acesso...


Se já visitei o local: recorro a minhas lembranças, tornando-as escritas ao ponto do leitor sentir, comer e andar comigo.
Se nunca visitei: converso com quem mora ou passou por lá, leio sobre o local e sonho.




O personagem pode ou não ser nativo. Se é um lugar que ainda não fui o personagem de preferência não é nativo rsrsrs pois posso passear com ele.

Outro ponto sobre o cenário: o personagem não fica parado, ele anda, come, abre porta... e temos de fazer isso sutilmente, como fazemos no nosso dia a dia.


Existem personagens fantasiosos, então se o mundo deles for fantasia, criação minha, então tenho de apresentá-lo ao meu leitor, sutilmente, em forma de mapa ou com descrições simples no meio dos textos ou ainda de choque hehehe um capítulo dedicado a isso. Contudo é preciso não ser chato, tornar o momento agradável, talvez até mesmo, usando um dos personagens mais velho ou sábio.
Bom, por último quero dizer que o cenário é seu, pois será uma imagem de como você vê o mundo e do que pretende que o leitor sinta, mas não estigmatize!
Lembre que é a casa de outras pessoas e você escolheu para citar em sua narrativa, tomou emprestado.
Falaremos no próximo pôster sobre o enredo.
Até mais,

Angela









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi! Agora que você teve paciência de ler tudinho, peço que pare um instante e deixe sua opinião. Abraços!